O médico cuida da doença e o enfermeiro cuida da pessoa que tem a doença!

Enfª. Maristela da Matta

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Anna Nery


Aos 13 de dezembro de 1814, nasceu Ana Justina Ferreira, na Cidade de Cachoeira, na Província da Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Nery, enviuvando aos 30 anos.


Seus dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, são convocados a servir a Pátria durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), sob a presidência de Solano Lopes. O mais jovem, aluno do 6º ano de Medicina, oferece seus serviços médicos em prol dos brasileiros.

Anna Nery não resiste à separação da família e escreve ao Presidente da Província, colocando-se à disposição de sua Pátria. Em 15 de agosto parte para os campos de batalha, onde dois de seus irmãos também lutavam. Improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos.

Após cinco anos, retorna ao Brasil, é acolhida com carinho e louvor, recebe uma coroa de louros e Victor Meireles pinta sua imagem, que é colocada no edifício do Paço Municipal.

O governo imperial lhe concede uma pensão, além de medalhas humanitárias e de campanha.

Faleceu no Rio de Janeiro a 20 de maio de 1880.

A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome. Anna Nery que, como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar.

2 comentários:

Gata Lili disse...

A jurema ainda está bombando lá na enquete. continua em primeiríssimo lugar. a votação encerra daqui a 5 dias. boa sorte!!! E adorei seu blog!!!

Guilherme ABACAXI disse...

Oi amor ...

Só hoje que fui ver seu comentário em meu blog.

é que geralmente só posto, posto, e posto, hoje decidi ver os comentários.

Saudades de você... saiba que você será sempre especial em minha vida.

por mais que nossos caminhos estejam, no momento, distantes um do outro, logo, estaremos novamente juntos, e com nossos laços de amizade revitalizados.

Um beijo de quem te ama e nunca te esqueceu.